Palestra

Afetividade e saúde em família

Investimento

Sob consulta

100% on-line

ou presencial

sobre a palestra

Você sabia que as suas relações de afeto podem alterar sua saúde e que o lar pode contribuir ou atrapalhar seu objetivo de construir hábitos saudáveis? Convidamos o Dr. Eduardo Martins, cardiologista para esclarecer esse aspecto de maneira científica e didática:
 

“Vamos avaliar a cultura familiar. Mais especificamente o papel do cônjuge no apoio à mudança de hábito. O ambiente familiar pode ser o melhor lugar do mundo, ou o pior também. Tudo depende do sentimento base, o referencial de afeto e harmonia instalado pelo casal no lar.


Mas vamos trabalhar com a primeira hipótese: a de que o lar pode ser realmente um lugar incrível de carinho, afeto e harmonia. Este é o sentido da vida a dois, assentada no amor: o respeito mútuo.


Considerando o respeito, quando um dos cônjuges decide mudar seus hábitos, o outro deve, no mínimo se colocar no lugar deste e buscar apoiar. E, obviamente, não se trata de apoio moral, mas de mudança de comportamento junto com aquele/aquela que decidiu mudar.


A indiferença, o ato de ignorar o outro, ou não apoiar, são reações que talvez demonstrem que o relacionamento, ou chegou ao fim ou precisa de uma profunda DR – discutir a relação. Nem sempre o cônjuge tem ânimo de ir junto à academia. Às vezes ambos estão em timing diferentes, mas isto não quer dizer que por um não estar indo à academia vai desencorajar o outro. 


A cultura familiar no quesito saúde exige respeito primeiro entre o próprio casal. E os filhos seguem o exemplo dos pais. Se queremos ter mais respeito em casa, precisamos agir com coerência e exemplo, principalmente na saúde.


Da próxima vez que seu ente querido comprar uma torta de nozes, fizer uma lasanha, ou comprar sorvete, e você estiver evitando esses alimentos, pare tudo, chame para uma conversa séria, antes de se regalar cegamente em alimentos que você luta para evitar”. (MARTINS, Eduardo. Treinamento em Saúde Cardiovascular. Foz do Iguaçu: Epígrafe, 2020, p. 53-54).


Nossas palestras tem por objetivo esclarecer os aspectos de família, com humanização e uso de linguagem acessível no trato com as questões jurídicas, fatores que contribuíram para que a Integrare – Diálogos de Família chegasse à final do Prêmio Innovare – 2017. 
 

A fórmula segue sendo reproduzida em eventos específicos ou corporativos, contando com a experiência de 20 anos de atuação da Dra. Morena Silveira.

Entre em contato para maiores informações: integrarefoz@gmail.com

 

Texto protegido por Direitos Autorais: Dra. Morena Silveira e Dr. Eduardo Martins.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Rua Almirante Barroso, nº 1293
Edifício Pedro Basso, Sala 702
Centro – Foz do Iguaçu – PR